Danças

Os integrantes do Grupo Folclórico Germânia se encontram semanalmente para ensaiar as danças folclóricas Alemãs, tais como eram executadas antigamente.

Assista a uma apresentação do nosso grupo:

Veja um pequeno resumo de algumas danças que nosso grupo apresenta, com seus respectivos históricos:

Au bal du village (O Baile da aldeia)

A dança retrata o cortejo amoroso, a teimosia e a conciliação são representados durante a dança. A mesma se reporta a Segunda metade do século 19. Não faz parte de danças infantis.

Bandertanz

As mais antigas referencias a esta dança na Alemanha apontam para 1813 onde era executada para homenagear a libertação do povo da submissão ao governo francês. As fitas vermelhas simbolizam o sangue derramado pela libertação e as brancas a pureza do pensamento de liberdade.

Das Fenster

Esta dança é de origem alemã e menos antiga. Tem como característica a formação de uma figura, que representa o namoro junto a janela da casa da amada.

Hetlinger Bandriter 

Surgiu inicialmente nos anos 20, junto com o movimento jovem. Recebeu o nome de Hetlinger, uma pequena vila da região e de Bandriter, que mantém como profissão a tradição de trançar cestos de vime.

Holzhacker

Dança inspirada nos cortadores de madeira das florestas da região da Boemia e Baviera. Conhecida como a Dança do Lenhador.

Jagermarsch

Dança proveniente da Áustria, também executada na Alemanha. Ela é também chamada de “Dança do Caçador” onde os homens acabam tendo que procurar por uma parceira para não ficarem sozinhos. Esta dança é muito praticada pelo nosso grupo para realizar integração com o publico nas apresentações.

Orientexpress

Dança com melodia popular dos anos de 1991/92. A música foi composta por Martin Schäfer e a dança coreografada por Helma Boltze. Esta dança folclórica moderna retrata características da dança inglesa e israelense, que procura chamar a atenção e a curiosidade dos jovens para o valor da dança folclórica.

Pommersche Krakowiak

Dança popular na Cracóvia, Polônia, foi logo assimilada pelos núcleos de pomeranos que residiam naquela região. Criada por volta de 1500, é caracterizada pela destreza dos dançarinos, principalmente na execução das figuras.

Rekrutenpolka (Polca dos Recrutas) 

Esta dança foi montada para os recrutas da Alsácia, para proporcionar uma boa apresentação no momento da marcha para receber as autoridades na localidade. Esta dança em filas apresentada aos som das músicas marciais, postura e movimentos militares eram apresentadas principalmente na parte mais nórtica da região de Estrasburgo e junto as margens do rio Reno.

Schustertanz 

Esta é a dança do sapateiro, que era executada pela corte do século 18, na Alemanha, Polônia e República Tcheca. Suas coreografias representam as atividades do sapateiro, traçando a relação entre a dança e o desgaste do sapato.

Schwedentanz

Esta dança teve sua origem durante a chamada Guerra dos 30 anos, entre a Suécia e Bregenzerwald ( Região entre Suíça, Itália e Alemanha). Supõe-se que alemães tenham levado esta dança para a Áustria após a guerra.

Schwedisch – Schottisch

Dança que nos vem da região do Vierlande -Hamburgo. Faz parte da coleção Bunte Tänze de 1912. Como na história da formação do povo alemão as fronteiras, não são as de hoje. Como muitas figuras, apresentam uma forma de dança de cortejo e de um jogo reservado e acanhado. É considerada como mais uma variante do xote.

Von Luzern- Canção da Suíça

Com a inspiração dos Alpes e dos gritos alpinos a melodia atravessou as fronteiras e chegou a região de Siebenbürgen, na Romênia. Representando o saudosismo de um povo que teve que abandonar a sua terra natal por motivos religiosos ou divergências políticas, por serem Evangélicos.